Desemprego bate recorde no Brasil em 2020 e atinge 13,4 milhões

26/02/2021

A taxa média anual de desemprego no Brasil foi de 13,5% em 2020, a maior já registrada desde o início da série histórica em 2012. Os dados foram divulgados hoje e fazem parte da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) Contínua, do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). A taxa de 13,5% verificada em 2020 corresponde a cerca de 13,4 milhões de pessoas na fila por um trabalho no país. O resultado para o ano interrompe a queda iniciada em 2018, quando a taxa ficou em 12,3%. Em 2019, o desemprego foi de 11,9%. No último trimestre de 2020, a taxa de desocupação atingiu 13,9%, depois de chegar a 14,6% no terceiro trimestre, encerrado em setembro “No ano passado, houve uma piora nas condições do mercado de trabalho em decorrência da pandemia de covid-19”, disse a analista da pesquisa, Adriana Beringuy.

Pessoa que descumprir ‘lockdown’ na Bahia pode ser punida com detenção

26/02/2021

O artigo 12 do decreto estadual que estabeleceu uma espécie de “lockdown”, com liberação apenas de serviços essenciais na Bahia, de 20h desta sexta (26) até 5h de segunda (1), mostra que se uma pessoa descumprir as medidas ela poderá ter pena de detenção de até um ano.

Conforme o artigo, “os órgãos especiais vinculados à Secretaria da Segurança Pública (PM e Polícia Civil) observarão a incidência dos arts. 268 e 330 do Código Penal, nos casos de descumprimento do quanto disposto neste Decreto”. Os artigos citados da CP foram editados ano passado para disciplinar as medidas compulsórias para enfrentar a Covid-19. A implementação da medida independe de autorização judicial.

O artigo 268 do CP aponta que “infringir determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa” tem pena de detenção de um mês a um ano, além de multa. A pena é aumentada de um terço se o agente é funcionário da saúde pública. Já o artigo 330 do CP determina que “desobedecer a ordem legal de funcionário público” é passível de levar punição de detenção, de quinze dias a seis, além de multa. *Conteúdo reproduzido do Bocão News

Governador suspende cirurgias eletivas por sete dias

26/02/2021

O novo decreto estadual, publicado nesta sexta-feira (26), determina a suspensão, por sete dias, dos procedimentos cirúrgicos eletivos não urgentes ou emergenciais, nas unidades de saúde públicas e privadas de todo o estado. “Apesar de toda ampliação de leitos que já fizemos e ainda vamos fazer, o número de casos continua aumentando e colocando pressão nas UPAs e hospitais. Se não contermos o crescimento do vírus, irão faltar vagas para quem precisa, inclusive nos hospitais particulares. Por isso nós decidimos conjuntamente fechar as atividades não essenciais de qualquer natureza”, declarou Rui. O governador informou que a Polícia Militar atuará em conjunto com a Guarda Civil Municipal e fiscais das prefeituras para conter aglomerações e desrespeito às medidas de restrição.

Jitaúna inicia vacinação contra Covid-19 para idosos acima de 90 anos

03/02/2021

A vacinação segue os grupos e as datas determinadas pelo Plano Nacional de Imunização (PNI), do Ministério da Saúde (MS). A Secretaria de Saúde montou um cronograma vacinação. Confira:

  • Terça-feira - Manhã: PSF - Evanilton Pereira (Rua da Barragem)
  • Terça-feira - Tarde: PSF - Cinara Gomes (Bairro Adelino Henrique)
  • Quarta-feira - Manhã: PSF - Gilda Ramos (Av. Lomanto Junior, Centro)
  • Quarta-feira - Tarde: PSF - Antônia Dias (Santa Terezinha)
  • Quinta-feira - Manhã: PSF - Valtenor Lopes (Rua Manoel Alves Meira)
  • Quinta-feira - Tarde: PSF - Oberdan Pecorelli (Vila Temão)

Fila da vacina: Rui Costa diz que vai ao STF para pedir prioridade

03/02/2021

O governador Rui Costa afirmou nesta quarta-feira (3) que vai entrar com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) para pedir prioridade na vacinação de professores. “Estamos ajustando tudo para dar segurança e condições sanitárias e pedagógicas de retorno aos estudantes, professores e demais profissionais da educação”, escreveu, no Twitter.

Rui disse ainda que as escolas já estão sendo preparadas para a retomada das aulas presenciais. “Estamos preparando as escolas com mais pias, álcool em gel e equipamentos de proteção. Já fizemos um plano de alternância de turnos de aulas para evitar a lotação das salas”, detalhou.

Ele disse ainda que as aulas devem ser retomadas antes que toda a população seja vacinada, e explicou que a data está vinculada ao controle do número de casos de covid-19. “Vamos voltar às aulas, sim. A retomada das atividades escolares acontecerá antes da maioria da população ser vacinada, mas não podemos ser irresponsáveis em estabelecer uma data enquanto a ocupação de leitos e o número de mortes se mantiver nos níveis atuais”.

Mãe de Geddel e Lúcio Vieira Lima é condenada por lavagem de dinheiro

03/02/2021

A Justiça Federal no Distrito Federal condenou Marluce Quadros Vieira Lima, mãe do ex-ministro Geddel Vieira Lima e do ex-deputado federal Lúcio Vieira Lima, a dez anos de reclusão, pelos crimes de lavagem de dinheiro e associação criminosa. A condenação é referente ao caso dos R$ 51 milhões encontrados em malas em um apartamento em Salvador. A decisão, do juiz Vallisney Oliveira, da 10ª Vara Federal de Brasília, foi publicada no fim do mês passado e divulgada nesta quarta-feira (3). A defesa de Marluce Vieira Lima recorreu da sentença, que é de primeira instância. A sentença prevê o cumprimento da pena em regime inicialmente fechado. No entanto, por conta da idade e da “saúde precária” da ré, o juiz permitiu que, no momento de início da execução da pena, seja definida a possibilidade de prisão domiciliar “ou outro meio mais adequado”. *As informações são do G1

Prefeito de Jitaúna anuncia autorização do Governador Rui para Asfalt.

21/01/2021

Prefeito de Jitaúna anuncia autorização do Governador Rui Costa sobre estudo para viabilizar Asfaltamento da BA-545 que liga Santa Terezinha a BR-330

Foto: Jitaúna EM Dia

O governador Rui Costa autorizou um estudo técnico para viabilizar o asfaltamento da BA-545, rodovia que liga o distrito de Santa Terezinha a BR-330. A informação foi transmitida pelo prefeito Patrick Lopes, ao retornar de Salvador nesta quarta-feira (20) com o vice-prefeito Marcelo Pecorelle. “Um sonho daquele povo, um sonho nosso que tem tudo pra se realizar”, destacou o chefe do executivo. A rodovia de responsabilidade do estado passa pelos distritos de Santa Terezinha (Jitaúna), Itaibó (Jequié) e Córrego de Pedras (Ipiaú) chegando a cidade de Apuarema. Com a precariedade da estrada após chuvas que caíram na região a prefeitura de Jitaúna vem dando manutenção constantemente para que os pequenos produtores consiga transportar seus produtos para os municípios vizinhos. *Jitaúna Em Dia

Índia libera exportação de vacinas contra a Covid-19 para o Brasil

21/01/2021

Foto: Reprodução

O governo da Índia liberou as exportações comerciais de vacinas contra a covid-19, com a previsão de enviar amanhã as primeiras remessas para o Brasil e Marrocos. A informação foi dada hoje pelo secretário das Relações Exteriores do país, Harsh Vardhan Shringla, à agência de notícias Reuters. O Brasil espera o envio de 2 milhões de doses da vacina AstraZeneca/Oxford encomendadas pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz). Elas foram fabricadas pelo laboratório indiano Serum e eram aguardadas para o último fim de semana, mas uma resolução do governo local barrou a remessa devido ao início da campanha de vacinação no país.

Aplicativos


 Locutor no Ar

Automático

VALE A PENA OUVIR

12:00 - 14:00

Peça Sua Música

Name:
E-mail:
Seu Pedido:


Top 5

01.

Zé Vaqueiro

Tenho Medo

02.

Maiara e Maraisa

Ponta Solta

03.

Tierry e Marília Mendonça

Hakearam-Me

04.

Bruno e Marrone

Quatro Fases

05.

Dilsinho Henrique e Juliano

Sogra

Anunciantes